DIAGNÓSTICO DA MASSA DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICA PRODUZIDA E ACUMULADA PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2011)

Júnia Terezinha Morais Ramos

O objetivo geral que orienta a realização deste trabalho consiste em criar condições para que os princípios de tratamento arquivístico de documentos sejam implantados na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, envolvendo um breve histórico da BU e temas relativos à arquivística como: diagnóstico de massa documental arquivística; identificação de documentos arquivísticos; tabela detemporalidade de documentos arquivísticos; comissão permanente de avaliação, entre outros temas relacionados. Gestores, funcionários, e todos que precisam de documento que está em algum depósito, geralmente no porão, não têm ideia de como pode encontrá-lo, conscientizam-se sobre a necessidade da organização de seus arquivos. Por isso é preciso que o problema seja resolvido com a atuação de bons profissionais e a mudança da mentalidade dos administradores. O estudo é relevante porque possibilita identificar a importância do documento. As informações contidas neles comunicam atividades do fazer humano com organicidade, demonstrando a evolução ocorrida na vida de pessoas físicas e na existência daspessoas jurídicas.

Texto completo disponível em:http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99NL3G