GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: estruturas cognitiva e social no seu processo de institucionalização científica (2022)

Rayan Aramís de Brito Feitoza


A Gestão do Conhecimento vem se destacando como um tema de interesse em diferentes campos científicos, inclusive na Ciência da Informação. Analisa o processo de institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social. No percurso metodológico, caracteriza a pesquisa como exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Realiza duas etapas na operacionalização da pesquisa: sistematização de categorias analíticas, de indicadores e de componentes enquanto critérios de avaliação; e identificação e descrição dos componentes estruturais da institucionalização científica. Na primeira etapa, adota a Análise Conteúdo para sistematizar os critérios de avaliação do atual estágio de institucionalização social e cognitiva da Gestão do Conhecimento, com base na teoria whitleyliana. Na segunda etapa, para identificação dos componentes da estrutura cognitiva da Gestão do Conhecimento, elege como universo os trabalhos publicados nos anais das 21 edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação e, como amostra, a produção científica em Gestão do Conhecimento do evento, os autores mais produtivos e os representativos do núcleo temático definidos por critérios estabelecidos; e, para identificação dos componentes da estrutura social da Gestão do Conhecimento, levanta documentos na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Diretório de Grupos de Pesquisa e no Currículo Lattes da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e nos portais de Programas de Pós-Graduação da Ciência da Informação, de periódicos científicos, de rede de cooperação, e dos eventos científicos. Como procedimentos de análise, faz uso, também, dos estudos métricos da informação a partir da bibliometria, com análise de citações. Identifica a linearidade e variação terminológica da temática a partir das palavras-chave e constata que a predominância dos termos mais incidentes denota as abordagens da Gestão do Conhecimento e dá previsão de temas para pesquisas futuras. Os fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as pesquisas sobre a temática apontam a previsibilidade dos autores e obras da Gestão do Conhecimento, a partir das incidências de citações realizadas pelos citantes. Identifica instituições que ofertam programas de pós-graduação e respectivas linhas de pesquisa, grupos de pesquisa, e rede de cooperação, constatando que esses espaços são unidades formativas para pessoas interessadas no tema, como também viabilizam o fortalecimento da comunidade cientifica e identidade social interna da Gestão do Conhecimento neste campo. Identifica periódicos especializados e eventos científicos com escopo no tema, verificando o fortalecimento da identidade social externa da Gestão do Conhecimento. Identifica o perfil formativo e as afiliações institucionais de alocação dos pesquisadores responsáveis pela Gestão do Conhecimento. Conclui confirmando as hipóteses e a tese de que a Gestão do Conhecimento se encontra em processo de evolução e maturidade, com elevado nível de institucionalização na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social, posicionando-se como uma especialidade com abordagens que se configuram como áreas de pesquisa.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24934?locale=pt_BR

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