I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVÍSTAS DAS IFES DA REGIÃO SUL – I ARQUIFES SUL (2013-2013)

Integrantes: Elisangela Gorete Fantinel – Integrante / Andrea Gonçalves dos Santos – Coordenador / Angélica Corvello Schwalbe – Integrante / Tatiane Vedoin Viero – Integrante / Karin Christine Schwarzbold – Integrante / Janaíne da Silveira Xavier – Integrante / Catia Cinara Clavé Lopes – Integrante.

Descrição: O evento intitulado ‘I Forum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sul – I Arquifes/Sul’ se constitui como um espaço onde arquivistas que atuam em IFES/IES discutem a real situação em que se encontram atualmente os arquivos destas instituições. A partir da realização de dois eventos nacionais, sentiu-se necessidade de realizar um fórum regional como forma de dar continuidade às discussões dos temas de interesse da área com a aplicação de políticas arquivísticas e sua relação com a Lei n 12.527, de 18 de novembro de 2011. Esta lei, conhecida como ‘Lei de Acesso a Informação’, visa garantir o acesso às informações na União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Com base na proposta deste evento, escolheu-se como anfitriã a Universidade Federal do Rio Grande – FURG no Estado do Rio Grande do Sul, para sediar o evento entre os dias 10 à 12 de julho 2013, no Cidec-Sul.