MECANISMOS DE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS GERENCIAIS ENTRE OS SISTEMAS E REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: gestão de documentos bases para a aprendizagem e inovação organizacional em hospitais (2013 – 2018)

Integrantes: Francisco José Aragão Pedroza Cunha – Coordenador / Vera Lucia Peixoto Santos Mendes – Integrante / Hernane Barros de Borges Pereira – Integrante / Álem Rosa Silva – Integrante / SOUZA, Maria Carolina Santos de – Integrante / Maria Teresa Navarro de Britto Matos – Integrante / Jussara Borges – Integrante / Cristiane Pinheiro Lázaro – Integrante / Othon Fernando Jambeiro Barbosa – Integrante / Gillian Leandro de Queiro-ga Lima – Integrante / Louise Anunciação Fonseca de Oliveira – Integrante / Jose Claudio de Carvalho Rodrigues – Integrante / Adriana Sousa Silva – Integrante / Gleise da Silva Brandão – Integrante / Rodrigo França Meirelles – Integrante.

Descrição: Conhecimento e inovação são fenômenos organizativos nesta ?Era? de redes telemáticas. As redes requerem dos sujeitos um habitus para a difusão de conhecimentos. Assim, avaliar o uso de mecanismos e estruturas de transferência de informações gerenciais em sistemas e redes de atenção à saúde é procedente. Toma-se como objeto empírico a Rede InovarH-BA por ter como missão a difusão de inovações gerenciais (IG) no campo hospitalar. É uma in-vestigação multidisciplinar por articular conceitos relacionados às redes e sistemas de inova-ção e de saúde aos processos de aprendizagem organizacional (AO) e da representação do conhecimento, em consonância com aportes documentais sobre as Leis de Acesso e de Ino-vação no Brasil e aquelas que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), e sobre a construção da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). A pesquisa conjuga aspectos qualitativos e quantitativos para identificar fatos e estabelecer as relações entre esses sobre representação do conhecimento (i.e. Gestão de Documentos e Sistemas de Arquivos). As técnicas de análise a serem empregadas convergem com os princípios do pensamento complexo. O impacto deste estudo é de caráter científico, mas também espe-ra-se contribuir para minimizar obstáculos na adoção e na assimilação entre os sujeitos e as organizações/instituições de tecnologias avançadas de produção, de circulação e de acesso a informações gerenciais nos serviços de atenção à saúde, em particular para a proposta desta pesquisa a gestão de documentos e de sistemas de arquivos. Espera-se que a contribuição desta pesquisa é gerar um Plano de Gestão de Documentos e de Sistemas de Arquivos para os hospitais da Rede InovarH-BA, extensivos aos hospitais do SUS.

Deixe um comentário