MEMÓRIA INSTITUCIONAL: Organização, Preservação e Disseminação dos Documentos Produzidos pela Universidade Estadual de Londrina(2013-2017)

Eliandro dos Santos Costa

O objetivo desse projeto é colocar a disposição para consulta da comunidade os documentos permanentes produzidos pelos diferentes setores da universidade que tem como característica básica sua natureza pública. Para isso, é necessário que os documentos sejam organizados e tratados de acordo com os princípios arquivísticos. Uma ação de grande relevância para a sociedade, entre outras coisas, pelo fato de a universidade fazer parte da história da cidade e região e os seus documentos se constituírem em fonte ímpar para a realização de investigações nas mais diferentes áreas. Para tanto, será necessária a participação de discentes do curso de arquivologia em conjunto com os funcionários do sauel, visando a proceder à identificação e à descrição dos documentos de acordo com as normas arquivísticas. Será uma oportunidade importante para que os futuros profissionais consolidem seu aprendizado, unindo teoria à prática. Por outro lado, espera-se também que o conhecimento gerado a partir da execução dessas atividades realizadas pelos estagiários e professores envolvidos no projeto seja repassado à comunidade local, por meio de palestras e/ou cursos de extensão. Acredita-se que dessa maneira o arquivo permanente da uel estará cumprindo sua função social, na medida em que oferece à população a condição de acesso aos registros documentais da memória institucional e cria oportunidades para a geração de conhecimento. Como forma de avaliação das atividades do projeto pretende-se criar alguns instrumentos de pesquisa que serão colocados à disposição da comunidade para facilitar a consulta aos documentos históricos existentes no acervo do sauel. O acesso a esses instrumentos será aferido por mecanismos eletrônicos que deverão ser planejados e implantados com o auxílio da assessoria de tecnologia e informação da uel. A avaliação dos cursos oferecidos à comunidade será feita por meio de instrumentos próprios.