O PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA DE ARQUIVOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL (2022)

Alex Fernandes de Oliveira

Esta pesquisa investigou o patrimônio arquivístico das universidades federais brasileiras, integrantes do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal (SIGA), que foi instituído pelo decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003. São abordados aspectos relativos à governança arquivística do Arquivo Nacional sobre os serviços arquivísticos dos órgãos e entidades que compõem este sistema de arquivos, além da realidade macroarquivistica de formação e tratamento dos arquivos públicos do país. Nesse sentido, foram analisados os serviços arquivísticos de 66 (sessenta e seis) universidades federais brasileiras, que dentre suas atribuições também está preservar e facilitar o acesso à documentação ali produzida e custodiada, seja para uso da própria instituição produtora ou para a sociedade. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva e delineada a partir de levantamento de campo survey, realizada a partir de informações colhidas nos serviços arquivísticos destas universidades. Dessa forma, a amostra pesquisada se configura como estratificada não proporcional e determinada por critérios de conveniência do pesquisador. Os dados coletados foram analisados por meio de análise estatística, e a partir da identificação da atual situação de preservação e acesso ao patrimônio arquivístico das universidades estudadas propõem-se, ao final, uma intervenção a ser desenvolvida pela instituição arquivística do sistema SIGA, o Arquivo Nacional. A intenção desta proposição é subsidiar as ações de implantação da política de recolhimentos de documentos deste sistema de arquivos, bem como melhorar as ações de gestão arquivística e disponibilização dos documentos históricos/permanentes destas universidades para acesso da comunidade interessada.

Texto completo disponível em:<http://hdl.handle.net/11449/237312>.