O SOFTWARE LIVRE ARCHIVEMATICA COMO REPOSITÓRIO DIGITAL DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: o modelo conceitual ISO-OAIS para preservação digital (2013-Atual)

Integrantes: Henrique Machado dos Santos – Integrante / Daniel Flores – Coordenador / Neiva Pavezi – Integrante / DEBORA FLORES – Integrante / FLAVIA HELENA CONRADO – Integrante / SÉRGIO RICARDO DA SILVA RODRIGUES – Integrante / FABIANA FAGUNDES FONTANA – Integrante / BRUNA PAIM REIS – Integrante / JORGE ALBERTO SOARES CRUZ – Integrante / Dhion Carlos Hedlund – Integrante.

Descrição: Esta proposta de pesquisa tem sua origem nas incursões dos Grupos de Pesquisa CNPq UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos GED/A e Patrimônio Documental Arquivístico, e se fortalece a partir do estabelecimento do convênio interinstitucional de pesquisa com as Universidades Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e de Rio Grande FURG, através da pesquisa de uso de sistemas de GED e Repositório Arquivístico Digital junto aos Departamentos de Arquivo destas instituições. As pesquisadoras do Grupo CNPq, responsáveis de cada Universidade, Arquivistas Mestres em Patrimônio Cultural pela UFSM e Diretoras de cada unidade, perfazem uma rede de pesquisa no estado do RS, onde é o torna peculiar ao ser o único a ter três cursos de graduação em Arquivologia, e assim consolidam a aplicação dos referenciais de pesquisa nos acervos arquivísticos destas instituições. A ideia é melhor estruturar estas ações integradas de pesquisa e tratar como um programa interinstitucional de investigação sobre a Gestão e Preservação Digital de Documentos Arquivísticos. Tem como objetivo analisar a implementação do modelo de requisitos para preservação digital, ISO – OAIS, instituído pelo repositório Archivematica, com vistas a caracterizar o modo e as etapas de como tais requisitos são operacionalizados. Além de constituir um levantamento das estratégias de preservação digital empregadas pelo repositório e a criação de pacotes.Quanto a forma de abordagem do problema é de caráter qualitativo, pois traz relação entre o mundo real e o sujeito, e por não utilizar métodos e técnicas estatísticas e sim o ambiente natural como fonte para a coleta de dados. Em relação à metodologia da proposta, do ponto de vista de seus objetivos é descritiva pois possui características de uma população ou de um determinado objeto de estudo; de acordo com procedimentos técnicos caracteriza-se como uma pesquisa-ação, pois visa a resolução de um problema coletivo e envolve a participação de agentes envolvidos no problema de forma cooperativa. Para atingir o primeiro objetivo, da instalação e customização do Archivematica, serão utilizados os computadores do Laboratório do Grupo de pesquisa, sendo definidas ilhas de trabalho com a divisão de cada etapa da instalação e customização. Cada uma das etapas serão analisadas e documentadas passo a passo. Uma vez instalado e customizado o software, partir-se-á para a análise direta do mesmo, observando-se as compatibilidades com os requisitos do OAIS. A análise será documentada em uma planilha, de maneira a serem planificados os dados obtidos. Já a inserção dos pacotes de submissão (SIP) será realizada com uma documentação previamente classificada e ordenada, e o procedimento também documentado através de planilhas, acompanhadas de um checklist com os passos da inserção até a geração do pacote de armazenamento (AIP). Posteriormente, através da planificação e análise dos resultados obtidos, serão identificados quais os requisitos do OAIS são atendidos nos procedimentos de inserção e armazenamento através da utilização do Archivematica. No seguimento da pesquisa, será analisado também o procedimento de geração do pacote de difusão (DIP) e a transferência para o ICA-AtoM, através de um passo-a-passo documentado e registrado em planilha específica. De posse dos dados, serão verificadas quais estratégias de preservação estão contempladas no Archivematica. Para tanto, será realizado um levantamento bibliográfico das possíveis estratégias observadas na literatura atual, executando-se um checklist de verificação. Uma vez atingidos os objetivos propostos, o projeto será disseminado para a comunidade científica como subsídio de novas pesquisas na área de preservação de documentos digitais.