ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PARA A PRODUÇÃO DE SOFTWARES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS(2020-atual)

Eliandro dos Santos Costa

Da automação dos processos administrativos à gestão integrada da informação produzida pelas instituições, vem surgindo inúmeras iniciativas que buscam facilitar o acesso e a manutenção dos documentos arquivísticos para seus sujeitos informacionais. Assim, almeja-se desenvolver um estudo do campo do conhecimento de organização, representação da informação e do conhecimento (ORIC) e as suas relações interdiscipilnares com a área de Arquivologia no que se refere à produção de softwares desenvolvidos para a gestão de documentos. Os softwares a serem investigados sao responsáveis pelo gestão de documentos nas sete (07) instituições estaduais de ensino superior (iees) do paraná, sendo elas: 1) Universidade Estadual de Londrina (UEL); 2) Universidade Estadual de Maringa (UEM); 3) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 4) Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); 5) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); 6) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); e 7) Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). O universo da pesquisa se concentra na área da ciência da informação, especificamente na arquivologia e no campo de conhecimento de ORIC, e sua relação com a atuação do arquivista referente ao mercado de produção de softwares de gestão de documentos. Será aprofundado a leitura e análise de literatura sobre os conceitos que tangem à oric, como campo vinculado à ciência da informação, e também à arquivologia, almejando formular um arcabouço teórico que contribua para o desenvolvimento de um modelo conceitual para a melhor produção de softwares de gestão de documentos. Como procedimentos metodológicos, esse estudo é de natureza aplicada, tipologicamente caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e como método optou-se por realizar inicialmente uma pesquisa bibliográfica e documental. O estudo de caso de iees na esfera pública do estado do paraná, juntamente aos seus respectivos softwares de gestão de documentos por meio da visão dos seus usuários ? funcionários dos unidades admnistrativas de arquivos centrais e setoriais ? com os quais serão realizados a aplicação dos questionários com perguntas abertas e fechadas em relação ao uso dos softwares de gestão de documentos, visando obter a experiência de cada situação investigada mais próxima da realidade possível, e o cumprimento das atividades produtoras refente aos documentos junto a cada software. Cada questão contida no instrumento de coleta será desenvolvida a partir da observação sobre os princípios arquivísticos, conceitos relacionados à gestão de documentos e sobre os requisitos contidos no e-Arq Brasil (Brasil, 2011) e nas normas de descrição arquivística, embasadas em pressupostos teóricos e práticos desde o momento da produção do instrumento de coleta de dados até a aplicação. Como resultado pretende-se desenvolver um modelo de organização, representação e recuperação da informação que também contemple os princípios arquivísticos, auxiliando na produção de softwares de gestão de documentos para instituições universitárias, possibilitando expertise para os participantes e melhores soluções tecnológicas para os ambientes investigados, com possibilidade de obtenção dos aspectos inovadores essenciais para a melhoria da eficiência e da eficácia das organizações.