POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS: uma proposta para aplicação no Arquivo Geral da Universidade Federal de Campina Grande-PB (2011)

Keylha Santana Hüller

A informação é considerada fonte de valor imprescindível para as instituições que estão preocupadas em testemunhar as ações realizadas, como também manter viva a memória institucional. Por isso, faz-se necessário a adoção de medidas que possam assegurar a vida útil do documento a curto, médio e longo prazo. Deste modo, o presente trabalho objetivou estabelecer uma política de preservação de documentos no Arquivo Geral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pois, este, custodia um acervo de suma importância para a Instituição e toda a comunidade acadêmica, logo, de grande valor para a sociedade paraibana. Durante a pesquisa, buscou-se contextualizar o Arquivo Geral/UFCG, identificar os tipos de documentação e diagnosticar as ações de preservação que estão sendo aplicadas. Para fundamentar a pesquisa apresentaram-se conceitos pertinentes ao estudo como: preservação e conservação de documentos. Na metodologia, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a ficha de diagnóstico, uma entrevista com a diretora do setor de arquivo e a observação, além dos registros fotográficos. Os resultados obtidos mostram que há uma carência acentuada no que se refere às políticas de preservação. Neste sentido, desenvolveu-se uma proposta de ação, contendo as medidas de preservação adequadas a realidade do Arquivo Geral/UFCG. Tais medidas dizem respeito às formas de acondicionamento, higienização, manuseio, iluminação, infra-estrutura, entre outras de acordo com as necessidades do Arquivo em questão.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/345