POLÍTICAS NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: Arquivo Central e Cultural Organizacional, um Elo Indissociável (2016)

Medianeira Aparecida Pereira Goulart

No contexto organizacional das universidades federais de ensino superior registra-se uma expansão das políticas públicas para educação superior e um significativo aumento de investimentos, cujos impactos encontram-se refletidos nas instâncias tecnológicas, científicas e culturais. A análise de como esse processo se insere na estrutura organizacional dessas instituições frente às novas demandas, especialmente no que diz respeito à gestão de documentos e as políticas arquivísticas, considerando ainda a cultura organizacional, em consonância com os aparatos legais, – a Lei nº 8.159/1991 (Lei de Arquivos), e Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) – é o principal componente dessa pesquisa. Nesse sentido, quatro Universidades Federais de Ensino Superior foram objetos desse estudo que tem como base três eixos temáticos: (1) cultura organizacional, (2) gestão de documentos e políticas arquivísticas e (3) implantação de sistemas de arquivos. Objetivando refletir sobre as políticas arquivísticas no âmbito de três universidades federais, compará-las com o contexto do Arquivo Central da UFRGS e entender a relação entre a cultura organizacional e tais políticas nos locais pesquisados, buscou-se compreender as experiências arquivísticas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Para tal foi utilizado uma abordagem qualitativa e de estudos de caso, da observação in loco e de entrevistas semiestruturadas. Como parte dos procedimentos registra-se a análise dos documentos normativos das instituições, bem como dos órgãos cuja competência está relacionada à gestão de documentos no âmbito das universidades. Os resultados das análises desses contextos permitiram relacioná-los à cultura organizacional presente nesses ambientes, bem como analisar as práticas arquivísticas da Divisão de Documentação e do Arquivo Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este é responsável hoje pela gestão documental do acervo, representado, em sua maioria, por processos administrativos, datados de 1934 a 2016. Os resultados denotam ainda uma intrínseca relação entre práticas arquivísticas e a cultura organizacional pertinente aos ambientes administrativos universitários, ao mesmo tempo em que dispôs de subsídios para a elaboração de um regulamento para o Arquivo Central, delimitando suas competências e visando fortalecê-lo como o gestor e o disseminador das políticas arquivísticas institucionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Texto completo disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/171710