PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Bruna Carballo Dominguez de Almeida

Apesar de serem substituíveis, os suportes carregam informações e, sem essas, não há arquivo. Por isso, os suportes devem receber uma atenção especial no que diz respeito ao manuseio, acondicionamento, armazenamento, entre outros aspectos, tendo em vista, que estes são bastante frágeis e suscetíveis a danos. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar se as práticas de preservação e conservação adotadas pelo Arquivo Geral da FURG estão de acordo com as referências bibliográficas pesquisadas. Entende-se que, apesar do custo de um programa de preservação, este é essencial em um arquivo. A partir do referencial teórico, pode-se compreender que cada suporte possui características particulares de tratamento. Na metodologia foi feita uma abordagem sobre os métodos escolhidos para a pesquisa e os relatos de como esta ocorreu. Nos resultados e discussões os dados foram apresentados e discutidos, a fim de chegar aos objetivos estipulados. Algumas questões abarcadas no referencial e nos instrumentos de pesquisa foram comparadas a fim de verificar se as medidas adotadas pelo Arquivo Geral da FURG estavam de acordo com as bibliografias pesquisadas. Concluiu-se que no momento as medidas de preservação e conservação não são executadas em sua totalidade no Arquivo Geral. Contudo a adequação das atividades neste sentido é apenas uma questão de tempo, devido ao interesse demonstrado tanto pela administração do Arquivo, quanto pela FURG, indicando que em breve a unidade pode se tornar uma referência na área de preservação de acervos.

Texto completo disponível em: TCCE_GA_EaD_2017_ALMEIDA_BRUNA_PDF