PRESERVAÇÃO E ACESSO À COLEÇÃO FOTOGRÁFICA DA UFV PRODUZIDA E ACUMULADA PELO JORNALISTA E FOTÓGRAFO JOSÉ PAULO MARTINS (2014- Atual)

Eduardo Luiz dos Santos – Coordenador / Ricardo Fernandes Dias – Integrante.

Preservação e acesso à Coleção Fotográfica da UFV produzida e acumulada pelo Jornalista e Fotógrafo José Paulo Martins, através da recuperação a informação com o auxílio da metodologia arquivística (diagnóstico, higienização, descrição e indexação) qualificando o acesso ao acervo fotográfico, com objetivo de difundir a memória histórica da Universidade. Descrição minuciosa das fotografias, ordenação e acondicionamento físico (arquivamento), e sua indexação baseadas em um Quadro de Arranjo. Posteriormente disseminar a informação por meio dos instrumentos de pesquisa, possibilitando o acesso às comunidades da UFV e de Viçosa, com o objetivo de difundir a memória institucional numa clara alusão à uma tentativa de estreitamento de relações a partir da memória observada nas fotografias. Além disso, a proposta tem como ação extensionista, o resgate da memória universitária e viçosense, uma vez que propõe tratamento arquivístico com vistas a tornar o acervo mais acessível ao pesquisador e cidadão comum, visando também uma maior aproximação de ambas comunidades (Universitária e Viçosense) através da difusão deste acervo com exposições itinerantes das fotografias, sobretudo em locais públicos da cidade de Viçosa.