PROPOSTA PARA A POLÍTICA E O SISTEMA DE ARQUIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (2017)

Igor José de Jesus Garcez

A pesquisa tem por objetivo propor uma política e um sistema de arquivos para a Universidade Federal Fluminense (UFF), considerando os aspectos identificados tanto no mapa teóricoconceitual evidenciado pela Arquivologia, quanto na identificação das características informacionais da universidade. O cenário arquivístico da UFF é reconhecido entre os anos de 2005 e 2015. Neste período, a Coordenação de Arquivos da UFF, sofreu diversas transformações proporcionadas pelas modificações na estrutura administrativa da UFF e foi influenciada pelo advento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturações das Universidades Federais (REUNI). Desenvolveu-se uma reflexão teórica sobre políticas arquivísticas, sistemas de arquivos, gestão de documentos e arquivos universitários. A metodologia consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva, que envolve revisão de literatura dos temas relevantes para esta pesquisa e a análise das características informacionais e do cenário arquivístico da instituição. Essa identificação possibilitou a elaboração de uma proposta da política e de um sistema de arquivos para a UFF. Conclui-se que as propostas de políticas arquivísticas e de sistemas de arquivos devem ser transversais e abranger áreas da organização como tecnologia da informação, comunicação e as atividades finalísticas, entre outras.

Texto completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/10929/IGOR%20JOSE%20DE%20JESUS%20GARCEZ.pdf?sequence=1&isAllowed=y