REQUISITOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS INSTITUCIONAIS : estudo do caso da Universidade de Brasília (2013)

Caroline Lopes Durce

Busca responder à pergunta: existem políticas arquivísticas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)? Procura ainda: delimitar o conceito de políticas arquivísticas institucionais a partir da identificação dos requisitos necessários para a sua implementação; identificar a situação atual da Universidade de Brasília (UnB) e demais Instituições Federais de Ensino Superior quanto às questões de gestão de documentos e existência de políticas arquivísticas institucionais; e avaliar a possibilidade de construção de uma política arquivística pública e única para as IFES. A reflexão proposta orienta-se pelo estudo dos conceitos de políticas públicas e institucionais e de gestão de documentos, tentando correlacioná-los para o alcance de um conceito para políticas arquivísticas institucionais. Como recurso metodológico, além da revisão teórica dos conceitos, foram aplicados questionários aos responsáveis pelas unidades de arquivo das IFES e aos funcionários da Universidade de Brasília, além de realizado grupo focal com representantes da unidade responsável pela gestão de documentos da UnB. Concluiu-se que muitas ações vêm sendo implementadas, no entanto, ainda é necessário trilhar um longo caminho para implementação de uma Política Nacional de Arquivos no Brasil.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18031