SUBPROJETO FOTOGRAFIA NA LATA: criatividade com pinhole e marmorização (2013-2015)

Integrantes: Guilherme Garcia Teixeira – Coordenador / DANIEL FLORES – Integrante.

Descrição: O subprojeto é um dos três integrantes do Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação para Inclusão Social: Cidadania, Educação Ambiental e Agroecologia, coordenado pela Profa. Drª Ada Cristina Machado Silveira, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Aprovado pelo Programa Novos Talentos da Capes, o subprojeto Fotografia na Lata será desenvolvido por equipe de professores do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural e do Curso de Graduação em Arquivologia, sendo seus objetivos fomentar a aproximação entre a instituição federal de ensino superior quanto a disseminação de conteúdos de ciência e tecnologia e os alunos de educação básica das escolas públicas do município de Santa Maria; desenvolver a criatividade e a sensibilidade por meio da captação fotográfica e incentivar o processo de ensino e aprendizagem de técnicas artesanais por meio da produção de marmorização em papel. O público-alvo são alunos do 8º ano do ensino fundamental de 10 Escolas Públicas Municipais de Santa Maria, selecionadas por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2009. A atividade de pinhole, de caráter educativo, tem como objetivo divulgar os princípios básicos da fotografia – a câmera escura. Já a produção de embalagem para acondicionamento das fotografias por meio de marmorização de papel – técnica desenvolvida por artistas gráficos – está intrinsecamente ligada ao conteúdo curricular da disciplina de Ciências. As oficinas serão ministradas nas tardes de quinta-feira de acordo com o agendamento prévio das escolas e o local são os Laboratório Fotográico e de Restauração de Documentos do Curso de Arquivologia da UFSM (prédio 74). A palestra inaugural do projeto será realizada às 14 horas de 12 de maio, no auditório do Centro de Ciências Rurais e a participação é aberta ao público em geral.