A CONSTRUÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO ARQUIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2013)

Eliane Bezerra Lima

O trabalho tem por objetivo apresentar a situação a qual os arquivos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se encontram, explicitando o potencial destes enquanto fonte de informação estratégica e privilegiada para a estrutura organizacional da instituição. Busca reforçar o papel do arquivo enquanto elemento vital à construção e a preservação da identidade da Universidade perante a sociedade. Parte do contexto do desenvolvimento da própria disciplina arquivística, do surgimento da escrita à sociedade da informação, até a abordagem da implantação de políticas públicas arquivísticas como elemento essencial à gestão de documentos. Ressalta tentativas anteriores de sistematização de arquivos na Universidade e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais na gestão de documentos. Propõe a implantação de um Sistema de Arquivos com vistas a desenvolver e coordenar a política de arquivos e a gestão arquivística na instituição, visando tornar mais eficiente o acesso à informação, propiciar eficiência administrativa e preservar a memória institucional. Visa ainda ser mais um instrumento de conscientização e sensibilização dos gestores acerca da importânciados arquivos da UFMG para a sociedade brasileira.

Texto completo disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSG5Z