REPRESENTAÇÃO DO ARQUIVISTA EM OBRAS DE FICÇÃO: Perspectivas do profissional sob o olhar do cinema e da televisão (2011)

Eliane Bezerra Lima

O presente trabalho pretende visualizar como o perfil do profissional arquivista tem sido representado nas obras de ficção do cinema e da televisão. Analisa as produções: Quero ser John Malcovich (Being John Malkovich, 1999); Erin Brockovich – Uma mulher de talento (Erin Brockovich, 2000), Anti-herói americano (American Splendor, 2003), Beijo 2348/72 (1990), Os Aspones (2004) e demais produções que complementem as relações simbólicas percebidas na interpretação do arquivista pelos meios audiovisuais. Apresenta conceitos de indústria cultural, linguagem cinematográfica, representação social e a relação destes com a construção de estereótipos. Traça o perfil do arquivista contemporâneo a partir da literatura arquivística e opõe este ao perfil apresentado pelas produções midiáticas. Tem por objetivo desconstruir o modelo de arquivista apresentado pelos meios de comunicação de massa e despertar no espectador um referencial crítico ao processo de representação social.

Texto completo disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984U3K