A FOTOGRAFIA DIGITAL COMO INSTRUMENTAL DE PRESERVAÇÃO DE ACERVOS HISTÓRICO-ESCOLAR (2017 – Atual)

Ramsés Nunes e Silva

Nosso projeto se dedica a produzir uma investigação qualitativa inserida no ambiente dos arquivos de escolas extintas existentes em João Pessoa, a partir dos acervos fotográficos-escolares, a serem identificados naquele espaço.Visa delimitar um mapeamento-delineamento dos suportes imagéticos contidos na instância departamental da primeira região.Departamento dedicado ao arquivamento da massa documental de instituições escolares categorizadas como extintas, ou que encerraram atividades desde certa data.Constando no referido arquivo atualmente desde fichas de matrícula discente, passando pelos currículos escolares:regimentos internos das escolas, além de uma série de documentos fotográficos ainda não identificados.No que tange a estes últimos, sem qualquer proposta de conservação de um acervo específico, atrelado às representações imagéticas e a arquivologia.Esfera de reflexão que nos interessa por possibilitar o aprofundamento na discussão sobre a fotografia como objeto de estudo na esfera das ciências sociais aplicadas.Aspecto que referendará estudos na área de arquivologia e das ciências sociais aplicadas como um todo.especialmente no âmbito da pesquisa forense.