ABORDAGENS DO DOCUMENTO AUDIOVISUAL NO CAMPO TEÓRICO DA ARQUIVOLOGIA (2013)

Luiz Antonio Santana da Silva

A necessidade dos documentos audiovisuais serem reconhecidos como documentos
de arquivo é resultado da evolução dos suportes e novos gêneros documentais que
passaram a ser usados para registrar informações, integrando os conjuntos
documentais orgânicos. Além disso, devido às características próximas do real que a
linguagem audiovisual proporciona, as instituições e indivíduos têm escolhido esse
gênero documental para registrar suas atividades, uma vez que determinadas
informações são mais bem veiculadas através dessa linguagem. Sendo assim, no
decorrer deste estudo, foi possível visualizarmos, de maneira objetiva, a inserção
por meio da discussão teórica, dos documentos audiovisuais nos arquivos, assim
como a elaboração de apontamentos para o tratamento adequado desses
documentos ainda munidos de valor primário. Aprofundando a discussão, buscamos
apresentar e discutir as primeiras questões levantadas pelos principais teóricos e
eventos internacionais da área, encontradas no Anuário do XI Congresso
Internacional de Arquivos em 1988, a respeito de documentos audiovisuais e,
consequentemente, procurar compreender os conflitos referentes a esses
documentos em ambiente arquivístico. Abordamos as divergências presentes no
conceito de documento audiovisual, ressaltando a denominação de arquivos
especiais ou fundos audiovisuais para esses documentos dentro de instituições
arquivísticas. Trabalhamos ainda, os conceitos de documento de arquivo e arquivo a
fim de caracterizar o documento audiovisual como tal; e, por fim, discutimos formas
de organização da informação em documentos audiovisuais, a partir do uso das
funções arquivísticas empregadas já na idade corrente da documentação. Desse
modo, este trabalho se propôs a abordar questões centrais da Arquivologia quanto
ao tratamento documental voltado aos documentos de arquivo do gênero
audiovisual. Esse entrelaçamento de questões e perspectivas oferece uma melhor
compreensão de documentos audiovisuais em arquivos, assim como o
estabelecimento de procedimentos para a organização adequada dos mesmos.
Após a identificação e esclarecimento de problemas encontrados na literatura
arquivística, reforçamos que esses documentos devam ser tratados no momento de
sua produção, a luz dos princípios e técnicas arquivísticas.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93678/silva_las_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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