ACERVO ACADÊMICO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES): manutenção, guarda e acesso aos documentos de arquivo (2017)

Zenóbio dos Santos Júnior

Nas últimas décadas, uma série de programas e ações contribuíram para o crescimento, o aperfeiçoamento e a visibilidade dos acervos acadêmicos, dentre os quais, a expansão da educação superior no país e a legislação arquivística no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A primeira foi essencial na política nacional das Universidades Federais, que passaram por um processo de reestruturação do ensino superior por meio do Plano Nacional de Educação e REUNI, no período de 2003 a 2014. Na segunda, criaram-se normas e procedimentos arquivísticos voltados para os acervos acadêmicos das IFES. Nesse contexto, surgiram novos desafios para as instituições e gestores dos arquivos no que diz respeito à organização, conservação, guarda e acesso ao acervo acadêmico. O objetivo desta pesquisa é avaliar as facilidades e dificuldades do acervo acadêmico das IFES quanto à manutenção, guarda e acesso aos documentos de arquivo, com ênfase na publicação da portaria MEC nº 1.224/2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa com base na análise documental e bibliográfica. Para coleta de dados foram aplicados questionários e entrevistas aos gestores dos arquivos ou acervos acadêmicos das IFES, em que participaram apenas as Universidades Federais da Região Sudeste integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SIGA/MEC). Acredita-se que esta pesquisa seja de grande valia para aqueles que buscam informações sobre os arquivos universitários ou acervos acadêmicos, especificamente, das IFES.

Texto completo disponível em: https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/963