DESCREVENDO O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL DA FURG: faculdade de direito Clovis Bevilaqua (1959-1972) (2012)

Andrea Gonçalves dos Santos

Em 1959, instala-se na cidade de Rio Grande, a Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua, pertencente à Universidade Católica de Pelotas e mantida pela Mitra Diocesana de Pelotas e posteriormente formando a Universidade do Rio Grande – URG até 1972. Esta pesquisa justifica-se pelo valor histórico-cultural do seu acervo não só para a instituição, como também, para toda a comunidade rio-grandina. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo descrever, de acordo com a norma arquivística brasileira, o acervo da Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua, entre os períodos de 1959 a 1972, com a finalidade de preservar a memória institucional e dar acesso à informação. Foram abordados o patrimônio documental e o arquivo universitário como integrante deste e sua relação com a Arquivística, dando enfoque para a descrição, a criação de instrumentos de pesquisa e a utilização de Tecnologias de Informação (TI) alicerçadas na Política Nacional de Arquivos. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, qualitativa e configurou-se num estudo de caso. Deu-se prioridade à identificação, reunião e organização da documentação que se encontrava dispersa na instituição. Também se realizaram ações de conservação preventiva. A coleta de informações foi realizada através das pesquisas bibliográfica e documental. Este trabalho permitiu: identificar e propor políticas arquivísticas para os fundos documentais da instituição, elaborando um quadro descritivo de fundos; Realizar a descrição do fundo e séries documentais, de acordo com a Nobrade e; analisar o ICA-AtoM como software para descrição arquivística de documentos no âmbito do Sistema de Arquivos – SIARQ da instituição. No momento este software está sendo analisado pela Divisão de Suporte da FURG para adoção a nível institucional. Assim, esta dissertação apresenta como produtos gerados da pesquisa um instrumento amplo e globalizante, o Guia de Fundos do Arquivo Geral da FURG e um específico, o Inventário da Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua. Ambos os produtos, visam o acesso à informação, como forma de colaborar com o desenvolvimento, a transmissão, a preservação e a difusão do conhecimento desenvolvido na instituição. Deve-se destacar, acima de tudo, a relevância da continuidade deste processo nos diversos fundos documentais da FURG, como forma de preservar o patrimônio documental da instituição e a memória do ensino superior na região.

Texto completo disponível em: Dissertação_Descrevendo o Patrimônio Documental da FURG_2012_PDF