Em face da ampla disseminação da ISAD-g como padrão internacional de descrição arquivística e em face das especificidades dos documentos imagéticos, propomos a elaboração de diretrizes para aplicação da norma em materiais fotográficos. O estado atual de conhecimento sobre o problema é resultante tanto de nossa discussão sistematizada sobre a descrição arquivística, como o enfrentamento de desafios práticos na aplicação da norma de descrição em arquivos permanentes, bem como na experiência acumulada na oordenação do projeto DIGIFOTO/CNPq, desde 2003. Para que a gestão documental de acervos fotográficos arquivísticos seja mais eficiente, buscamos articular elementos de informação visual (embasados em referenciais de Panofsky), com dados de organicidade arquivística. Os princípios do DIGIFOTO serão, agora, sistematizados em um sistema eletrônico para cadastramento, gestão e acesso de materiais fotográficos arquivísticos. O estágio atual representa o esforço de tradução do antigo banco de dados em Access para uma plataforma web. A metodologia prevê, através de orientações, seminários, programas de leitura e experiências práticas de organização arquivística: a) a rediscussão do estatuto arquivístico do documento fotográfico à luz dos avanços da diplomática contemporânea e b) a elaboração de proposta efetiva de organização arquivística de acervo fotográfico, tendo como pano de fundo a articulação entre diplomática e tipologia documental. Como resultado principal, o presente projeto proporá a elaboração de uma proposta capaz de articular as especificidades do documento fotográfico com os princípios arquivísticos, apresentando, na forma de um aplicativo piloto, um repositório on-line de fotografias que concilie as proposições da norma internacional com os fundamentais dados contextuais exigidos pelos tradicionais instrumentos arquivísticos de pesquisa. http://digifotoweb.blogspot.com/p/o-projeto_17.html.
DIGIFOTOWEB: repositório digital de materiais fotográficos de arquivo (2010-2013)
- Autor do post:mariaeduarda
- Post publicado:05/10/2021
- Categoria do post:Docente / Projetos de pesquisa
- Comentários do post:0 Comentário