RECOMENDAÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS NA COORDENAÇÃO DE ARQUIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (2019)

André Luiz Caetano Filgueiras

Investiga os procedimentos de reformatação (microfilmagem e digitalização) de documentos arquivísticos realizados pelo Laboratório de Reprografia (LARE), vinculado à Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou-se uma pesquisa aplicada, em quanto sua natureza; qualitativa, em quanto forma de abordagem do problema; exploratória, em quanto seus objetivos; bibliográfica e documental, em relação aos seus procedimentos técnicos. Verifica a conformidade da reformatação de acordo com os parâmetros e objetivos preconizados pelas normas e pela literatura arquivística, bem como as escolhas políticas que embasaram a opção pelos tecnológicos empregados. Analisa os conceitos do termo “reformatação”, “reprografia”, “microfilmagem” e “digitalização” à luz do referencial teórico-conceitual da Arquivologia e estuda os usos da microfilmagem e da digitalização enquanto tecnologias de preservação e acesso. Apresenta o panorama jurídico acerca da reformatação de documentos no Brasil, mais notadamente a digitalização, com a menção de leis, projetos de lei e atos normativos de órgãos públicos que buscam regulamentar a digitalização de documentos. Aponta que a escolha da digitalização como opção de reformatação pelo LARE carece de objetivos claros e procedimentos definidos, além de não estarem alinhados aos preceitos da Arquivologia. Por fim traz recomendações para digitalização de documentos arquivísticos no âmbito da Coordenação de Arquivos (CAR) da UFF.

Texto completo disponível em: