REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS CARTAS DO FUNDO ARQUIVÍSTICO ANTÔNIO MARTINS FILHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2021)

Mônica Maria Mesquita Gonçalves

Este trabalho discute questões referentes à representação da informação e tem como objetivo geral analisar, do ponto de vista arquivístico, os critérios a serem adotados para a construção da representação indexical de cartas de arquivo pessoal. Toma-se como objeto de análise a série correspondência recebida integrante do arquivo pessoal de Antônio Martins Filho, um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo como locus o Memorial da UFC, entidade custodiadora do referido arquivo pessoal do reitor. Os corpora da pesquisa foram constituídos por uma amostra das 200 cartas recebidas no período de 1935-2001. Esses documentos foram analisados do ponto de vista arquivístico, observando-se os critérios de identificação documental em cartas de arquivos pessoais para em seguida construir a representação terminológica e indexical objetivando à recuperação da informação. Foram mapeados os termos e assuntos que deram origem às cartas e depois construímos dois modelos de mapa conceitual. Um concernente aos assuntos das cartas pessoais recebidas por Antônio Martins Filho e outro evidenciando a área de Ciência da informação e Arquivologia. Ademais, também estruturamos um repertório arquivístico para identificação de assuntos referentes ao contexto de produção desses documentos. As informações produzidas foram categorizadas, permitindo a indexação e, futuramente, a elaboração de outros instrumentos de pesquisa mais detalhados. Os resultados evidenciam vinte e cinco (25) termos referentes aos metadados cabeçalhos do mapa e cento e seis (106) assuntos (subcategorias), de cada carta. Concluímos que nas cartas tomadas como objeto de análise, misturam-se aspectos pessoais e institucionais além de históricos e de memória, constituindo-se em tarefa complexa a definição de pontos de acesso que podem ser utilizados para a sua representação indexical. Assim, fica evidente que, embora haja critérios arquivísticos já estruturados para cartas de modo geral, tratando-se da particularidade desses documentos, ainda se constata a necessidade de novas possibilidades.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57632