Seção de Arquivo Histórico do Arquivo Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: diagnóstico sobre a preservação, a descrição e a difusão dos fundos upa e urgs (2017)

Lisandra Rosa de Vargas

Este trabalho é um diagnóstico sobre a preservação, a descrição e a difusão dos Fundos
Universidade de Porto Alegre (UPA) e Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), que
estão sob custódia do Arquivo Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Os objetivos da pesquisa são: analisar, de forma comparativa, a gestão
documental, as políticas arquivísticas e o tipo de tratamento dado à documentação de caráter
permanente em três instituições federais de ensino superior: UNIRIO, UFJF e UFSM, com
vista à obtenção de informações sobre suas experiências na implantação de seus arquivos
permanentes e/ou históricos; realizar levantamento a respeito dos Fundos UPA e URGS;
proceder a um diagnóstico desses fundos, visando a sua caracterização como patrimônio
cultural do tipo documental da UFRGS; propor um plano de ação com sugestões para a
conservação e preservação desses fundos e também para a constituição da Seção de Arquivo
Permanente do Arquivo Central da UFRGS, a partir dos conhecimentos produzidos por meio
do estudo realizado na UNIRIO, UFJF e UFSM. Quanto à metodologia, a pesquisa teve
caráter exploratório e descritivo, e a abordagem utilizada foi a qualitativa. Trabalhou-se com
pesquisa documental e de campo. A técnica de coleta de dados utilizada em campo foi a da
entrevista semiestruturada com os Diretores do Arquivo Central da UNIRIO, da UFJF e do
Arquivo Geral da UFSM. O diagnóstico apresentado propiciou descrever a situação em que se
encontram os Fundos citados em relação às dimensões do acervo; às condições de
infraestrutura e ambientais do local de seu armazenamento; e às suas condições de
preservação e conservação. A partir dessa investigação, foi possível caracterizar esses Fundos
como componentes do patrimônio documental da UFRGS e da sociedade sul-rio-grandense.
Sugeriu-se a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) para o processo de
descrição e o ICA-AtoM e/ou AtoM para a difusão e socialização do acervo. Constatou-se que
a criação do Sistema de Arquivos da UFRGS foi uma ação que não se concretizou na
implantação das políticas arquivísticas e de gestão documental no âmbito da universidade,
assim como outras ações do passado; e que com a nova Direção da Divisão de Documentação
houve uma retomada dessa questão, com o assessoramento às unidades universitárias na
gestão de seus acervos documentais. Sugeriu-se a constituição da Seção de Arquivo Permanente do Arquivo Central da UFRGS, como forma de preservar o patrimônio documental da instituição, a partir da elaboração de uma Política de Preservação do 10 Patrimônio Documental. Salienta-se que a constituição da Seção já foi encaminhada ao PróReitor de Planejamento e Administração, para ser enviado ao Conselho Universitário (CONSUN), por meio do Regulamento do Arquivo Central.

Texto completo disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/171733/001056897.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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