Raissa Kelly Marinho dos Santos
A investigação iniciou-se pela construção do marco teórico, que proporcionou subsidio e visibilidade sobre as ações que visam um melhor desempenho nas atividades, proporcionando o acesso à informação de forma eficiente e eficaz, visto que na sociedade moderna, informação e qualidade, utilizadas adequadamente constituem vantagens para a instituição. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar os serviços arquivísticos prestados pela Fundação Casa de José Américo, especificamente no Departamento de Documentação e Arquivo com base em uma concepção da Gestão da Qualidade, identificando os aspectos que propiciam a qualidade no arquivo. Esta pesquisa se classifica como exploratória-descritiva; possuí natureza teórica conceitual e empírica. Os resultados da pesquisa revelaram que os serviços arquivísticos, no passado, estavam centrados no fator da organização da documentação, observaram, contudo que na atualidade, está sendo desenvolvida de diversas formas, e uma delas são as ações da gestão da qualidade, baseada em aspectos que caracterizam um produto ou serviço que propiciam a competência de satisfazer as necessidades dos usuários. No decorrer da pesquisa, verificaram que o arquivo, apesar de dispor de vários serviços oferecidos aos usuários, ainda é deficitário em alguns aspectos evidenciados através de dois instrumentos de coleta de dados: uma entrevista semiestruturada com o gestor do Departamento de Documentação e Arquivo e a aplicação de um questionário com os usuários desse arquivo. Os estudos revelaram que existe um déficit na qualidade dos serviços e na divulgação da própria instituição, principalmente do acervo sobre sua custódia. Dessa forma, a gestão da qualidade aplicada ao arquivo torna-se um importante procedimento que auxilia nas atividades da instituição.
Texto completo disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/16189/1/PDF%20-%20Raissa%20Kelly%20Marinho%20dos%20Santos.pdf