Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Serviços/ Produtos > Orientações sobre uso da biblioteca
conteúdo

Orientações sobre uso da biblioteca

por BS CCSA publicado 27/07/2017 17h45, última modificação 19/08/2021 21h41

APRESENTAÇÃO

 A Biblioteca Setorial Berilo Borba do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - BS/CCSA foi fundada em 1993 e integra o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba - SIBI/UFPB, que tem como objetivo a unidade e harmonia das atividades de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação de informações, para o apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão do CCSA/UFPB. 

Entrada principal biblioteca

Foto 1 - Área interna da Biblioteca

 Atende à uma demanda média de 400 usuários diariamente, que envolve os 09 (nove) cursos de graduação do CCSA, assim como também alunos dos cursos pós-graduação do Centro, professores, servidores técnicos administrativos e demais usuários de toda comunidade acadêmica e comunidade geral.

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 O horário de funcionamento da Biblioteca Setorial Berilo Borba é de segunda à sexta,  das 7h30 às 21h30, aberta ininterruptamente, sem intervalo.

INFRAESTRUTURA E ACERVO

Localizada no térreo do Bloco B, a Biblioteca Setorial do CCSA possui uma área de 373,95m² devidamente climatizada, distribuídos em área de estudo com cabines individuais, bancadas e mesas coletivas, área destinada ao acervo físico, Setor de Empréstimo, Sala da Coordenação e Sala de Processo Técnico. A área de estudos possui capacidade máxima de 62 (sessenta e dois) usuários.

WhatsApp Image 2021-08-19 at 21.13.21.jpeg

 Foto 2 - Área externa da Biblioteca

Embora as mesas sejam coletivas, a orientação é que os estudos sejam realizados de forma individualizada, ou em caso de partilha do espaço para estudo coletivo, que se preserve o silêncio, tendo em vista que o ambiente é aberto e comum à todos.

Visão_Geral_BS.jpg

Foto 3 - Área de Estudo da Biblioteca

A biblioteca possui internet wifi, sistema de segurança do acervo e monitoramento por câmeras, o que permite uma maior segurança do acervo e dos usuários.

 Acervo vista do final para o início

Foto 2 - Acervo da Biblioteca 

O acervo é formado por coleções especiais (Trabalhos de Conclusão de Cursos de graduação do Centro, em formato impresso e digital), além de dicionários e coleções específicas das áreas do conhecimento que abrangem os cursos do CCSA, e também pelo acervo geral, este disponível para empréstimo domiciliar.

 

É permitido ao usuário:

  • Acesso com bolsas e mochilas;*
  • Acesso ao acervo geral para toda comunidade;
  • Permanecer por tempo indeterminado, desde que dentro do horário de funcionamento da biblioteca;
  • Estudo coletivo, desde que não prejudique o silêncio e a concentração dos demais usuários;
  • Uso da internet wifi e conexão de internet por cabo, nos pontos disponibilizados na área de estudos;
  • Utilizar o espaço da biblioteca para descanso, desde que não atrapalhe o uso das mesas e cabines para estudo, nem perturbe o silêncio do ambiente;
  • É permitido o uso do terminal de consulta para consultar o catálogo online, fazer cadastro, renovar livros, e consultar rapidamente as bases digitais assinadas pela UFPB.**

 

*Em caso de falta de energia, será necessário realizar check out nas mochilas e bolsas de usuários que estejam saindo da biblioteca no momento.

 **Só realizar cadastro, renovação de livros e consulta à bases digitais caso não haja nenhum outro usuário aguardando para consultar o catálogo online.

NÃO é permitido ao usuário:

  • Alimentar-se dentro da biblioteca;
  • Realizar estudos em grupo de forma que perturbe os demais usuários da biblioteca, com barulho;
  • Promover ruídos como atender telefone ou conversar em voz alta seja na área de estudos, no atendimento ou no acervo , ouvir música no celular;
  • Promover qualquer outro tipo de situação que perturbe o silêncio e a concentração dos demais usuários;
  • Acessar áreas restritas aos servidores da biblioteca;
  • Danificar os livros do acervo como rasgar páginas, rabiscar com caneta ou grafite;
  • Danificar qualquer outro patrimônio da biblioteca como mesas, cadeiras etc.;
  • Ocupar mesas e/ou cabines de estudo com os pertences e se ausentar do ambiente por mais de 30 minutos , estando sujeito a ter os objetos recolhidos;
  • Utilizar os terminais destinados à consulta do acervo local, para fins pessoais (acesso à outras páginas de internet que não sejam  SIGAA e portais de pesquisa assinados pela UFPB);
  • Sair da biblioteca com livros do acervo sem tomá-los por empréstimo domiciliar;
  • Permanecer dentro da biblioteca fora do horário estabelecido para funcionamento aberto ao público;
  • Desacatar o servidor que esteja no uso de suas funções, sujeito às sanções previstas em lei.