Diversos autores constataram que, no Brasil, grande parte das pesquisas em arquivologia é produzida em programas de pós-graduação em ciência da informação. Este trabalho pretende investigar a pesquisa científica em arquivologia realizada na pós-graduação stricto sensu em ciência da informação. Quais os principais temas da arquivologia são abordados nas pesquisas aí realizadas? Quais temas são menos recorrentes? Qual a formação acadêmica de quem orienta e de quem produz pesquisas arquivísticas nesses espaços? Haveria relação entre o estudo de temáticas arquivísticas com a formação e titulações dos docentes e dos autores desses trabalhos? Para dar conta de tais questões, foi necessário compreender as relações disciplinares entre a arquivologia e a ciência da informação, o desenvolvimento da formação em arquivologia no Brasil, sua inserção no ambiente acadêmico, o desenvolvimento da pósgraduação em ciência da informação no Brasil e analisar as teses e dissertações com temáticas arquivísticas produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em ciência da informação do país. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento, resultando num total de 5.860 teses e dissertações. Foram contabilizados 355 trabalhos com temáticas arquivísticas, produzidos entre 1972 e 2019, 339 autores e 153 orientadores. Foi verificado um aumento progressivo no total de trabalhos com temáticas arquivísticas a partir dos anos 2000. Quase metade dos autores possui graduação em arquivologia. As maiores incidências nas titulações de mestrado dos autores foram em biblioteconomia, biblioteconomia e documentação e história. Com relação aos orientadores, as áreas com maiores incidências foram em ciência da informação, história e história social e biblioteconomia e biblioteconomia e documentação. Quanto às áreas de doutorado dos orientadores, as maiores ocorrências foram ciência da informação, história e história social, comunicação e ciências da comunicação e educação. No que se refere às temáticas dos trabalhos, foi identificada alta predominância de estudos sobre o objeto e a finalidade arquivística (conservação, acesso, eficácia administrativa etc.) e baixa ocorrência nos campos relativos aos problemas referentes aos arquivos e à história dos arquivos e da arquivística
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