Disciplinas eletivas da linha Tecnologia, Marketing e Inovação

Aqui temos o detalhamento das disciplinas eletivas da Linha Tecnologia, Marketing e Inovação.

Para cada disciplina, segue o nome do componente curricular, juntamente com a esfera de formação (se formação geral ou de linha), o nível para o qual está orientada (se mestrado ou doutorado), bem como a carga-horária e a ementa.

Tecnologia, Marketing e Inovação
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Histórico e evolução da era digital. Transformação digital e seus impactos na sociedade, organizações e indivíduos. Marketing em ambientes digitais e as transformações no consumo. Fundamentos e impactos da Inteligência Artificial. Inovação e modelos de negócios digitais. Aspectos culturais, éticos e regulatórios da era digital. Tendências profissionais na era digital.
Transformação Digital
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Sistemas. Abordagem sociotécnica dos sistemas de trabalho. Diamante de Leavitt. Hierarquia DIKW. Sobrecarga de informações. Experimentos, análise ex-post-factodesignscience.  Autoeficácia computacional, habilidades teóricas e competências práticas. Inovação tecnológica, difusão, aceitação, adoção/rejeição, uso, uso recorrente/descontinuidade de uso da tecnologia e sucesso de investimentos em infraestrutura tecnológica. Contextos individual e organizacional, compulsório e voluntário de uso das tecnologias digitais. Inclusão, igualdade e efetividade digital. Ergonomia ambiental, ergonomia de interfaces pessoa-computador, cognição e comportamento do usuário e do desenvolvedor de tecnologia. Inteligência e sabedoria artificiais.
Ciência dos Dados
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Filosofia da ciência dos dados. Paradigmas em ciência (abdução, indução e dedução). Teoria dos conjuntos. Probabilidade. Algoritmos e programação de computadores. Modelagem dimensional de dados. Pré_processamento/tratamento de dados. Análise dinâmica de dados. Visualização de dados. Mineração de dados. Aprendizagem de máquina. Inteligência Artificial. Bancos de dados não estruturados. “Big Data”. Comunicação e suporte à decisão.
Marketing e Inovação
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Fundamentos de Marketing: Conceitos-chave de marketing, Comportamento do consumidor e Segmentação de mercado e posicionamento. Estratégias de Marketing: Mix de marketing, Marketing Digital e Plataformas de Redes/Mídias Sociais Mediadas, Marketing de Conteúdo e influência. Inovação Empresarial: inovação como vantagem competitiva, Cultura de inovação e gestão de projetos e Inovação aberta e colaboração. Ecossistemas de Inovação: Introdução aos Ecossistemas de Inovação, Investidores e aceleradoras, Cultura de inovação e gestão da mudança e resiliência e Barreiras à inovação nos ecossistemas.
Marketing e Sociedade
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Fundamentos de marketing. Macromarketing: políticas públicas e regulação, justiça distributiva, marketing e desenvolvimento, marketing e qualidade de vida, consumo responsável e sustentável. Marketing social: fundamentos conceituais, modelos e aplicações. Pesquisa acadêmica em marketing e sociedade.
Gestão da Inovação
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Mudança tecnológica e inovação. Fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. Organizações, tecnologia e estruturação. Organizando para a inovação. Conceitos, abordagens e modelos de gestão da inovação. Ecossistemas de inovação. Aplicações e adaptações de abordagens e modelos de gestão da inovação no contexto de negócios e de gestão no Brasil. Sistemas Setoriais de Inovação. Inovação e sustentabilidade. Inovação e tecnologias sociais. Políticas públicas e transferência tecnológica. Apreciações críticas acerca dos conceitos, abordagens e modelos da inovação.
Tópicos em Tecnologia, Marketing e Inovação I
Esfera: Formação de linhaCompetência: Definida por oferta
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Estudo de temas específicos em Tecnologia, Marketing e Inovação voltados a explorar atualidades e tendências temáticas, assim como oportunidades relevantes em termos de formação, pesquisas acadêmicas e aplicadas, além de demandas de mercado ou de outras disciplinas.
Tópicos em Tecnologia, Marketing e Inovação II
Esfera: Formação de linhaCompetência: Definida por oferta
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Estudo de temas específicos em Tecnologia, Marketing e Inovação voltados a explorar atualidades e tendências temáticas, assim como oportunidades relevantes em termos de formação, pesquisas acadêmicas e aplicadas, além de demandas de mercado ou de outras disciplinas.
Tópicos em Tecnologia, Marketing e Inovação III
Esfera: Formação de linhaCompetência: Domínio de conteúdos
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Estudo de temas específicos em Tecnologia, Marketing e Inovação voltados a explorar atualidades e tendências temáticas, assim como oportunidades relevantes em termos de formação, pesquisas acadêmicas e aplicadas, além de demandas de mercado ou de outras disciplinas.
Tópicos em Tecnologia, Marketing e Inovação IV
Esfera: Formação de linhaCompetência: Definida por oferta
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 60 horas
Ementa:
Estudo de temas específicos em Tecnologia, Marketing e Inovação voltados a explorar atualidades e tendências temáticas, assim como oportunidades relevantes em termos de formação, pesquisas acadêmicas e aplicadas, além de demandas de mercado ou de outras disciplinas.
Seminário em Tecnologia, Marketing e Inovação
Esfera: Formação de linhaCompetência: Definida por oferta
Nível: Mestrado e DoutoradoCarga-horária: 15 horas
Ementa:
Estudo de temas específicos em Tecnologia, Marketing e Inovação em temáticas de formação, pesquisas acadêmicas e aplicadas, além de demandas de mercado ou de outras disciplinas, com foco temático limitado.

Última atualização: segunda-feira, 4 de agosto de 2025