Perguntas frequentas


Pesquisa ao acervo

Como acessar o catálogo online das biblioteca?

Você pode acessar o catálogo online das bibliotecas da UFPB através do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).

O caminho é simples:

  1. Acesse o site: https://sigaa.ufpb.br/publico
  2. No menu principal, clique em Biblioteca.
  3. Selecione a opção Consultar Acervo.
  4. A partir daí, você pode pesquisar por título, autor, assunto, editora ou palavra-chave.

Não é necessário login para consultar o acervo — o acesso é livre para toda a comunidade.

Para mais detalhes, acesse o tutorial completo e aprenda passo a passo como realizar suas pesquisas no catálogo online das bibliotecas da UFPB.

Como localizar o material bibliográfico que preciso?

Por meio da busca no catálogo, preenchendo todos ou algum dos campos de pesquisa: autor, título e/ou assunto. Importa esclarecer que o sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos nem acentos. Por exemplo, o termo bibliográfico recupera registros com as palavras: bibliografico, Bibliografico, Bibliográfico, BIBLIOGRÁFICO e BIBLIOGRÁFICO.

Como encontrar os livros nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA?

Resposta: Após a busca no catálogo da biblioteca, o sistema irá recuperar alguns títulos que aparecerão abaixo da tela de busca. A partir dos resultados recuperados você deverá clicar na lupa que aparece à direita. A tela seguinte que se abrirá irá trazer a Biblioteca na qual o material está localizado, junto a sua localização (Ex: 657.1 C146p). A localização é o endereço do livro nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA. Por isso, é importante identificar a biblioteca onde o livro se encontra e a sua localização.


Empréstimo/Renovação de Livros 

Quem pode utilizar o serviço de empréstimo de materiais bibliográficos?

Discentes e servidores que estejam com o cadastro no SIGAA ativo.

Qual o prazo de empréstimo de livros?

O prazo é de 20 dias, podendo ser renovado uma vez por mais 20 dias.

Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários? E por quanto tempo?

   O quantitavo de material/livros varia de acordo com a categoria do usuário:

Alunos de graduação, pós-graduação e TAEs: 6 livros por 20 dias

Docentes: 10 livros por 20 dias úteis

Posso devolver os materiais e deixar multa pendente?

Sim. Você pode devolver os materiais/livros normalmente e deixar a multa pendente. O valor da multa pode ser pago a qualquer momento, pois o boleto não possui data de vencimento. No entanto, enquanto houver multa em aberto, o usuário fica impedido de realizar novos empréstimos e de solicitar o encerramento de vínculo (Nada Consta) com a biblioteca.

Quais são as regras para o empréstimo?

As normas de circulação encontram-se disponíveis aqui .

Posso renovar meus livros pela internet?

Sim! A renovação pode ser feita online pelo SIGAA, desde que o livro não esteja em atraso. Aí será necessário devolver o livro e pagar a multa por atraso.

Outra pessoa pode fazer a devolução do livroo que peguei emprestado na biblioteca?

Sim. Qualquer pessoa de sua confiança pode realizar a devolução dos livros que você pegou emprestado na biblioteca.

Assim que a devolução for registrada, você receberá por e-mail o comprovante de devolução.

Fique atento ao seu e-mail: caso não receba o comprovante, entre em contato com a biblioteca o mais rápido possível para verificar o que aconteceu.

Quando e por quanto tempo posso renovar os materiais emprestados?

A renovação poderá ser feita a qualquer momento, apenas uma vez, através do módulo biblioteca, disponível no SIGAA, com duração de 20 dias a partir da data da renovação.

Posso devolver os materiais em outra biblioteca?

Não. Os materiais devem ser devolvidos na mesma biblioteca que foram retirados.

Posso fazer empréstimos em outras bibliotecas setoriais?

Sim. Pode pegar materiais em todas as bibliotecas do SISTEMOTECA, com empréstimo através do SIGAA.

Serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?

Sim. O SIGAA envia um e-mail comunicando. Porém, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) não se responsabiliza pelo não recebimento do e-mail por motivos técnicos.

Qual o procedimento para pagamento de multa e regularização no sistema?

No módulo (aba) biblioteca aparece, na aba empréstimos aparece a opção: Imprimir GRU para Pagamento das Multas na biblioteca. Você deverá imprimir a GRU, pagá-la e esperar um período de até 48h úteis para o sistema reconhecer o pagamento. Caso precise de algum serviço com urgência, favor apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.

   

Estou com multa pendente, posso realizar a empréstimo ou renovação de outros materiais?

Não

Posso solicitar a reserva de algum material bibliográfico?

Não. O SISTEMOTECA da UFPB não tem opção de reserva de materiais bibliográficos.

Usuários (as) sem vínculo com a UFPB podem fazer empréstimos?

Não. Os empréstimos são realizados, exclusivamente, para quem têm vínculos ativos com a UFPB.

Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?

O cadastro encerra-se quando é realizado o encerramento do vínculo com a biblioteca através do SIGAA.

O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?

Não.


Acesso aos portais de pesquisa e bases de dados

O que são portais de pesquisa e bases de dados?

São coleções que disponibilizam livros, periódicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso em formato digital.           

Como é feito o acesso ao conteúdo digital?

O acesso ao conteúdo digital pode ser feito a partir de qualquer computador ligado à rede da UFPB por aqui ou remotamente, por meio do uso do Firefox UFPB. Saiba como aqui.

Quem pode acessar o conteúdo digital remotamente?

Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo da UFPB.

Como posso acessar os portais de pesquisa e bases de dados de casa?

Para utilizar o serviço basta fazer o download da versão mais recente do Firefox UFPB e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do SIGAA.


Aquisição de Materiais Bibliográficos

Posso doar materiais à biblioteca?

Sim. Para isso, é importante observar os critérios adotados pelo SISTEMOTECA para Doação de Livros. Para saber mais, clique aqui



Ficha Catalográfica 

Como faço para gerar a ficha catalográfica do meu TCC, tese ou dissertação?

Através do SIGAA, no módulo biblioteca. Entre na opção “Ficha catalográfica”  e preencha os campos, conforme instruções aqui.

Depósito de Teses ou Dissertações

Como realizar depósito de teses e dissertações na Biblioteca Central?

Seguindo as orientações para depósito de teses e dissertações aqui.


Informações Gerais – Serviço de Referência

Qual o horário de funcionamento das bibliotecas do SISTEMOTECA?

Confira tabela com dias e horários: 

COLEÇÃOLOCALIZAÇÃOFUNCIONAMENTOHORÁRIO
AREIA – MONCampus II – AreiaSegunda-feira a Sexta-feira7h às 22h
Sábado8h às 12h
CCHSA – MONCampus III – BananeirasSegunda-feira a Sexta-feira7h às 22h
CFT – MON
CCEN – MONCampus I – Exatas e da NaturezaSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 21h
CCHLA – MONCampus I – Humanas e LetrasSegunda-feira a Sexta-feira8h às 21h30
CCJ – MONCampus I – DireitoSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 21h30
CCJ – PERI
CCM – MONCampus I – MedicinaSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 21h
CCS – ENFCampus I – SaúdeSegunda-feira a Sexta-feira7h às 19h
CCS – NESC
CCS – PERI
CCSA – MONCampus I – Sociais AplicadasSegunda-feira a Sexta-feira7h30h às 21h30h
CE – MONCampus I – EducaçãoSegunda-feira a Sexta-feira7h às 21h30
CT – MONCampus I – TecnologiaSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 21h
CTDR – MONCampus I – MangabeiraSegunda-feira a Sexta-feira21h às 21h
DH – UFPBCampus I – Central de AulasSegunda-feira a Sexta-feira8h às 12h
HU – MONCampus I – Hospital UniversitárioSegunda-feira a Sexta-feira7h às 17h
JPBC – CECampus I – Biblioteca CentralSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 22h
JPBC – CP
JPBC – MM
JPBC – MON
JPBC – OR
JPBC – PERI
PPLP – MON
PRAC – BIBLIOEXT
CEARSábado8h às 12h
CCAEMM – CECampus IV – MamanguapeSegunda-feira a Sexta-feira8h às 22h
CCAEMM – MM
CCAEMM – MON
CCAE – MONCampus IV – Rio TintoSegunda-feira a Sexta-feira8h às 22h
CCJSR – MONCampus I – Santa RitaSegunda-feira a Sexta-feira7h30 às 21h30
NUPPOCampus I – Prédio da ReitoriaSegunda-feira a Sexta-feira8h às 12h e13h30 às 17h
NDIHRCampus I – Central de Aulas – Bloco GSegunda-feira a Sexta-feira14h às 18h
CCTACampus I – Comunicação Turismo e ArtesFechada para ampliação
CICampus I – MangabeiraSegunda-feira a Sexta-feira8h às 17h

Como reservar salas de reuniões, sala de seminários e auditório da Biblioteca Central?

Através do website da Biblioteca Central no menu à esquerda chamado “Reservas e agendamentos”. Para agendar, basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às normas de uso das salas.

Como agendar visita dirigida na BC?

Para agendar basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às orientações para a visita dirigida. Informações podem ser obtidas através dos contatos: (083) 3216-7105 /  e-mail: referencia@biblioteca.ufpbr.br ou na Seção de Referência da Biblioteca Central.

Como configurar a rede “UFPB Sem fios” no notebook e celular?

Clique aqui e veja os passos para configurar a rede “UFPB Sem Fios”.

Última atualização: quarta-feira, 8 de outubro de 2025