Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BS/CCSA destaca conquistas alcançadas no ano de 2018

BS/CCSA destaca conquistas alcançadas no ano de 2018

publicado: 18/12/2018 13h17, última modificação: 18/12/2018 13h17

Área de estudo

Durante o ano de 2018 a equipe da Biblioteca Setorial Berilo Borba do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB (BS/CCSA) realizou diversas atividades, visando melhorar os serviços disponibilizados a toda comunidade acadêmica.

Com a conclusão da instalação do sistema de segurança eletrônica do acervo com câmeras e antenas anti-furto,  foi possível liberar o acesso dos usuários ao ambiente interno da biblioteca com bolsas. Isto também viabilizou mais dedicação dos servidores no atendimento ao usuário com orientações de consulta e empréstimo e na organização do acervo.

Ampliamos também a comunicação da biblioteca com o público através da instalação de uma caixa de sugestões, utilização efetiva do Facebook e criação do Instagram, buscando assim fortalecer o diálogo com nossos usuários através das redes sociais, e também abrindo espaço para que eles possam disponibilizar suas opiniões sobre nossos serviços.

No segundo semestre a BS/CCSA comemorou 25 anos de existência, e para celebrar a data realizamos algumas ações promocionais como sorteios de brindes através de nossas redes sociais e premiação dos 25 usuários com mais empréstimos no primeiro semestre de 2018.

Pegue&Leve

Conseguimos atingir a marca de 1.000 Trabalhos de Conclusão de Curso, dos cursos de graduação do CCSA disponibilizados online no Repositório Institucional da UFPB, e também inserimos em nosso catálogo online, 100% dos TCCs de graduação  dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, cursos que possuem TCCs impressos.

Adquirimos através de compra o quantitativo 182 títulos, totalizando cerca de 1.000 exemplares, ampliando assim o nosso acervo e atendendo às demandas dos cursos de graduação que integram o CCSA. Também integramos ao nosso acervo cerca de 360 livros, adquiridos por doações de professores e alunos da comunidade acadêmica. Os livros recebidos por doação e que não foram incorporados ao acervo, foram disponibilizados em nossa estante do Projeto Pegue e Leve, tendo sido alcançado no projeto neste ano cerca de 5.000 materiais, entre livros e periódicos.

Emprestrômetro

Ainda como forma de integração entre os usuários e a biblioteca, criamos o “Emprestrômetro”, onde identificamos os livros que têm maior circulação ao longo do mês, e aqueles alunos que obtiveram maior número de empréstimo por mês, foram estes premiados com livros.

Ao longo do ano foram atendidos em aulas e apresentação dos serviços da biblioteca, apresentação dos portais de pesquisa e bases de dados e atendimento às demandas específicas do curso de Biblioteconomia mais de 300 alunos, além de receber nas disciplinas de Práticas Integradas também do curso de Biblioteconomia, 12 alunos, sendo 8 alunos da disciplina de Práticas Integrada III, atendidos na Biblioteca Escola, em colaboração com a Biblioteca do CCSA e a do CCJ, juntamente com a professora desta disciplina, Maria Amélia.

Também realizamos algumas melhorias no espaço interno da biblioteca, como ampliação no número de tomadas e redefinição no layout das mesas e cabines de estudo, instalação do fumê nas janelas de vidro e reparos na estrutura e gesso no teto.

Agradecemos a todos que estiveram envolvidos nas atividades desenvolvidas por nossa biblioteca neste ano de 2018. Direção de Centro do CCSA, Direção do Sistema de Bibliotecas, equipe de servidores da Biblioteca Setorial do CCSA e Equipe de Serviços Gerais também do CCSA. Sem o apoio de todo este pessoal, nossas conquistas não teriam sido possíveis. E renovamos nossas forças para que no próximo ano estejamos firmes para encarar mais uma jornada, com foco sempre na satisfação das necessidades dos usuários de nossos serviços.