Sonia Maria Troitiño Rodriguez
A reflexão crítica em torno às políticas públicas voltadas para a formação do patrimônio documental é ponto fulcral para sociedade na contemporaneidade, posto que trata por um lado da racionalização burocrática, com o controle de fluxos e processos informacionais e, por outro, da proteção do legado cultural e identitário. Desse modo, o potencial de inovação desta proposta vem a contribuir para o amadurecimento da memória, da história e da gestão pública. Isto se dá, em geral, por meio de normativas jurídicas, mas também por meio de processos educacionais direcionados para essa finalidade e de ações extensionistas universitárias. Com essa finalidade, será realizado um estudo crítico-comparativo entre os procedimentos de reconhecimento e incorporação do patrimônio documental em instituições de preservação documental, na Espanha e no Brasil. O modelo legislativo relativo ao patrimônio histórico espanhol em muito difere da proposta legislativa brasileira para a proteção de bens culturais de interesse público. Assim, este projeto se propõe a realizar uma análise aprofundada desse sistema, especialmente quando em comparação ao existente no Brasil, permitindo aprofundar ou, até mesmo, desenvolver novas metodologias voltadas para a proteção e valorização do patrimônio. Este é um benefício concreto para a ciência dos arquivos, a Arquivologia. O estudo será realizado em parceria estabelecida entre a Universidade Estudual Paulista -Unesp (Brasil) e a Universidad Complutense de Madrid UCM (España) e envolverá processos de ensino relativos a disciplinas como identificação e tipologia documental.

