Integrantes: Ramsés Nunes e Silva – Coordenador / Weslânea Kelly Alves Vasconcelos – Integrante / Karoline De Melo Soares – Integrante / Angela Regina Cabral Souto – Integrante.
A construção e expansão de uma rede de escolas, práticas instrucionais e protagonistas, dedicados a fundamentar representações do modelo católico de instrução se manifestaram de forma efetiva entre os séculos XIX e XX na ex- província da Parahyba do Norte . Assim como, ao mesmo tempo, vinham se constituindo embates discursivos na orbita da manifestação da secularização do Estado, tanto na Europa quanto no Brasil. Incluindo propostas que tornavam a escola, e seus protagonistas, agentes laicos de uma instrução notadamente de matriz não confessional. No período foi tecido inclusive um primeiro fôlego de dicotomização nos discursos pedagógicos atrelados a propostas de ensino confessionais que se prontificavam a combater modelos laicizantes de instrução. Nosso projeto se propõe a refletir sobre o processo de expansão do modelo escolar católico, a partir da análise do processo de fundação e expansão dos colégios/ginásios no interior e na capital do estado. Buscamos daí, tecer um quadro de reflexão que se fundamente na leitura documental, centrada nas instituições e seus discursos, protagonistas e práticas. Ao mesmo tempo, visamos discutir o papel exercido pela Igreja na construção de uma esfera instrucional de grande influência na trajetória da educação escolar paraibana. Esfera que propiciará, historicamente, a manutenção de relações importantes em termos de qualificação do corpo discente pertencente às instituições, bem como do nicho de relações de poder que as escolas católicas proporcionarão ao longo dos anos 1920 e 1930, espaço cronológico coberto por nossa pesquisa e pela documentação que no propomos a investigar junto às escolas do período.

