GESTÃO DOCUMENTAL EM ARQUIVOS ESCOLARES: aprimorando a organização, acesso, uso e preservação dos documentos institucionais educativos (2023-Atual)

Claudialyne da Silva Araújo

A escola, em suas rotinas, produz diversos tipos de documentos e registros, que são oriundos, principalmente, de suas atividades de administração, cadastro escolar e ações didático-pedagógicas. Documentos escolares são registros fundamentais das ações institucionais e que, por sua vez são fontes indeléveis da memória escolar, bem como dos membros com ela envolvidos, inclusive da comunidade de seu entorno. O âmbito dos documentos escolares é orientado por legislações que incorporam processos envolvidos com a produção e guarda desses documentos. Desse modo as atividades de secretaria e arquivo escolar circunscrevem às exigências das legalidades de suas atribuições e ações institucionais. Arquivos escolares carecem de arquivistas e, obviamente, de seus conhecimentos que englobam a gestão de documentos. Assim, o referido projeto tem como objetivo geral é implementar um sistema eficiente de gestão de documental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Ribeiro Limeira, localizada no bairro de Tibiri II, na cidade de Santa Rita/PB, visando aprimorar a organização, acesso e preservação dos documentos institucionais, promovendo a eficiência administrativa e facilitando o compartilhamento de informações entre os membros da comunidade escolar. A eficiência na gestão documental garantirá a otimização do acesso e uso a informação facilitando o trabalho administrativo, e a preservação das tipologias documentais custodiada pela instituição. Como resultados, espera-se promover a transparência e a agilidade na troca de informações entre os membros da comunidade escolar, melhorando a comunicação e a colaboração. A implementação desse sistema reforça o compromisso da escola com a modernização e o aprimoramento contínuo de suas práticas administrativas.

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