Equipe interdisciplinar e internacional investigará a significância atribuída pela sociedade aos arquivos públicos, seus acervos e serviços. Geralmente associadas a valores difusos, como bem-estar ou pertencimento comunitário, o papel dessas instituições culturais no desenvolvimento social, econômico e tecnológico é pouco compreendido. O Arquivo Público Mineiro, órgão da administração estadual e instituição cultural mais antiga de Minas Gerais, será objeto desta pesquisa interdisciplinar, que prevê ações de difusão e de desenvolvimento científico e tecnológico no campo do patrimônio. A Pesquisa sobre a valoração do APM será desenvolvida em perspectiva comparada com a realidade encontrada em instituições gregas, ambas em busca de soluções para melhoria das políticas públicas e reconhecimento como espaço de educação, pesquisa, inovação e geração de renda. No campo econômico, será usado o método da valoração contingente, pouco usual para o estudo de arquivos públicos. No campo da preservação, será implantada a tecnologia da fotografia multiespectral para leitura de textos apagados, igualmente útil no campo forense, e o estudo material e sistematização metodológica de tratamentos de restauração neste tipo de documento. No campo da comunicação institucional, serão realizadas atividades educativas e culturais voltadas para a comunidade regional, promovidas conjuntamente pela Universidade e pelo APM. Os produtos pretendidos são: divulgação científica em vários níveis de comunicação, com a participação em eventos acadêmicos, publicações especializadas, vídeos técnicos para serem apresentados em redes sociais e a promoção de cursos e aulas abertas; capacitação profissional de 8 discentes ou jovens profissionais com as bolsas BDCTI; desenvolvimento e/ou implantação de processos, procedimentos e metodologias; relatórios técnicos; dissertação de mestrado; laudos e perícias.
VALORAÇÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM ARQUIVOS PÚBLICOS (2022-Atual)
- Autor do post:Emanuely
- Post publicado:16/04/2025
- Categoria do post:Docente / Projetos de pesquisa
- Comentários do post:0 Comentário

