O trabalho apresentado analisou, com base nos currículos e práticas docentes nas instituições de ensino superior no Brasil, o processo formativo do arquivista focalizado na mediação da informação, no qual se busca ressaltar o perfil deste profissional para lidar com a produção e o acesso à informação arquivística, a relação usuário versus informação arquivística e os dispositivos informacionais. Para atingir ao objetivo geral desta pesquisa foram formulados alguns objetivos específicos, a saber: levantar e caracterizar os cursos de graduação em Arquivologia em funcionamento no Brasil; levantar e descrever os componentes curriculares que versem em seus conteúdos a mediação da informação nos cursos de Arquivologia; investigar a compreensão dos coordenadores, docentes e discentes dos cursos de Arquivologia estudados sobre a formação do arquivista, no que se refere ao currículo (teoria e prática docente) e mediação da informação; mapear o perfil dos docentes e discentes dos cursos de graduação em Arquivologia das instituições de ensino superior estudadas; e delinear confluências entre os níveis de relevância dados aos conteúdos da mediação da informação na formação do arquivista brasileiro, considerando o currículo prescrito e praticado das instituições de ensino superior estudadas. Assim, adotou-se a pesquisa aplicada, em nível descritivo, caracterizada quanto aos procedimentos como pesquisa documental, referindo-se a pesquisa de campo como de múltiplos casos, por lidar com os cursos de Arquivologia brasileiros. Dentre as técnicas de coleta de dados, destacam-se a observação sistemática indireta, a entrevista e a aplicação de questionário eletrônico, recorrendo à análise de conteúdo que, em razão da complexidade do fenômeno, possibilitou a produção dos resultados, em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram cinco cursos de Arquivologia, localizados na região sul e sudeste do país, que apresentam componentes curriculares específicos que tratam a mediação em arquivos, demonstrando que gradativamente a temática se insere no contexto arquivístico. Observou-se a abordagem tradicionalista coexistindo com a concepção crítica, favorecendo as discussões sobre o perfil do egresso para assumir um papel mediador, voltada para o processo de aprendizagem dialógico, reflexão crítica, comprometimento social. Contatou-se um razoável distanciamento entre o currículo prescrito e a prática docente, observando que os fundamentos teóricos e práticos da mediação da informação são abordados de forma incipiente, associados à ação cultural, educação patrimonial, serviço de referência, usos e usuários e difusão arquivística, dificultando uma mediação consciente por parte dos futuros arquivistas. Na condução dos conteúdos, inferiu-se o esforço dos docentes em contemplar as dimensões da mediação, sobressaindo à dialógica e ética; e há uma tentativa de estimular a conduta do protagonismo, promovendo práticas simuladas, com técnicas pedagógicas participativas e avaliações formativas. O estudo evidencia uma necessidade de reformulação nas competências das Diretrizes Curriculares Nacionais da área, com vista a consolidar os conteúdos e práticas voltados a atender as necessidades informacionais dos usuários e a apropriação da informação como elemento central; atribuir parâmetros para o ensino da mediação da informação; e estreitar as relações com a educação, com o intuito de preparar profissionais que possam garantir serviços e produtos para a sociedade contemporânea e possibilitem situações de aprendizagem.
Trabalho completo disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34849

