Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) o documento digital é produzido e utilizado em todos os tipos de ambientes e, por isso, leis surgiram para garantir que esses documentos tenham valor legal e que as características de documento de arquivo sejam preservadas e respeitadas com o apoio de recursos tecnológicos. Diante disso, compreender os conceitos arquivísticos que envolvem o documento digital, bem como os recursos tecnológicos implicados se faz essencial para a prática profissional do arquivista e para o fortalecimento da profissão, pois caso contrário pode-se perder espaço no mercado de trabalho, caso a formação profissional não esteja alinhada a essas discussões e novos cenários arquivísticos. Como objetivo geral busca-se associar os conceitos fundamentais do documento arquivístico, aos recursos tecnológicos fundamentais envolvidos na produção de documentos em ambientes digitais, enfocando a garantia dos princípios, as funções e as características dos documentos em um SIGAD. Como procedimentos metodológicos este trabalho configura-se de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, cujo método aplicado será o estudo comparativo. Com o presente estudo será possível demonstrar como esses temas são debatidos na área em termos conceituais, bem como de que maneira têm sido trabalhados pelos profissionais do campo da Arquivologia e Ciência da Informação. A partir do conhecimento construído por meio desta pesquisa, será possível apresentar dados e informações que comprovem a importância entre o diálogo da Arquivologia e da Tecnologia para os cenários contemporâneos, bem como garantir os princípios, funções e características do documento arquivístico nos SIGADs e inclusive para a inserção dos arquivistas no mercado de trabalho. Para tanto, os arquivistas precisam conhecer esses recursos e compreender como podem ser dialogados com os conceitos já existentes utilizados na área. Esta pesquisa contribuirá para a área de Ciência da Informação, Arquivologia e Tecnologia, uma vez que perpassa esses campos de conhecimento.

