Considerando a importância salutar da descrição de documentos, e respeitando os princípios da proveniência e da ordem original, tem-se um conjunto de processos que orientam as práticas que garantem uma gestão documental completa e eficiente. Assim, a descrição documental se apresenta um conjunto de atividades que padronizam e estruturam as informações com vistas a produção de instrumentos de pesquisa que facilitam o acesso e uso a informação requisitada. A pesquisa se justifica pela importância da descrição de documentos para a interoperabilidade dos sistemas e pela relação direta com os usuários. A descrição adequada, seguindo as diretrizes das oito áreas da NOBRADE, é essencial para garantir a consistência, padronização e integração dos dados documentais nos sistemas de informação. Deste modo, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar de forma abrangente e sistemática a transversalidade e inter-relação das oito áreas da NOBRADE no processo de descrição documental, estabelecendo uma integração entre teoria e prática na gestão documental nos arquivos. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. Para tanto, A condução cuidadosa da pesquisa bibliográfica deverá seguir as etapas de identificação, sistematização e análise crítica, contribuindo para a construção de um embasamento teórico consistente, fornecendo uma sólida base de conhecimento e permitindo a formulação de argumentos embasados e fundamentados ao longo da pesquisa. Para isso, utilizaremos o método comparativo estabelecendo os níveis de análises que serão previamente determinados nas variáveis dos contextos, comparando os elementos teóricos / metodológicos, abordados pelos autores e aplicados nas oito áreas que compõem a NOBRADE.

